|
Ombro
A articulação do ombro faz parte de um conjunto de ossos, articulações, ligamentos e músculos que compõe a cintura escapular. A maioria dos problemas no ombro envolve os tecidos moles: músculos, ligamentos e tendões, ao invés de ossos.
Alguns dos problemas que podem afetar essa articulação são a tendinite e a bursite.
A tendinite é uma lesão inflamatória que se desenvolve nos tendões, podendo se apresentar de forma aguda ou crônica. Com maior frequência, os casos de tendinite no ombro são decorrentes de desgaste sofrido pelos tendões durante anos, e a partir de um determinado momento aparece a dor ou surge alguma limitação de movimento. A tendinite aguda ocorre devido a algum problema de uso excessivo da articulação (movimentos repetidos que exigem muita explosão muscular, realizados em práticas esportivas) ou a um trauma acometendo o ombro (queda). A tendinite crônica resulta da lesão degenerativa por desgaste repetitivo, ou devido à idade (envelhecimento biológico do tendão).O rompimento de tendões pode resultar de lesões agudas ou de alterações degenerativas devidas à idade avançada. Lesões do manguito rotador são os problemas mais comuns desse tipo.
Ao lado da articulação do ombro, protegendo os tendões, temos uma bolsa sinovial repleta de fluido que atua como um amortecedor entre os tendões, os ossos e a pele. A bursite é a inflamação desta bolsa, que pode provocar dor no ombro. Ela ocorre por movimentos repetitivos e uso excessivo da articulação.
Grande parte das patologias de ombro pode ser tratada com a artroscopia. Saiba mais sobre esse procedimento na seção que detalha a experiência cirúrgica da equipe médica da Qualys. |